Ataque com explosão de pagers do Hezbollah deixa nove mortos e milhares de feridos

O Ministério da Saúde do Líbano solicitou aos cidadãos que se desfizessem de seus dispositivos do tipo.

Uma série de explosões de pagers, dispositivos de comunicação, resultou na morte de pelo menos nove pessoas e deixou cerca de 2.800 feridos no Líbano, conforme informações do Ministério da Saúde local. O Hezbollah confirmou a morte de alguns de seus membros e responsabilizou Israel pelo incidente.

Alerta Máximo e Descarte de Pagers

As autoridades libanesas recomendaram que os cidadãos se desfizessem de seus pagers e alertaram os hospitais para que se preparassem para um “alerta máximo”. A situação foi exacerbada pelos contínuos ataques do Exército israelense contra o Hezbollah, iniciados desde a escalada do conflito na Faixa de Gaza em outubro.

Locais das Explosões

As explosões afetaram diversas áreas, especialmente os subúrbios ao sul de Beirute, de acordo com as Forças de Segurança Interna do Líbano. Regiões como Ali Al-Nahri e Riyaq, que são bastiões do Hezbollah, foram particularmente atingidas. O embaixador do Irã no Líbano, Mojtaba Amani, também foi listado entre os feridos.

Reações das Instituições de Ensino

Em resposta à situação, escolas em todo o Líbano fecharão suas portas nesta quarta-feira (17). Institutos técnicos, a Universidade Libanesa e outras instituições privadas de ensino superior seguirão a mesma decisão, em protesto contra o que consideram uma “agressão israelense”.

Mobilização da Saúde

O Ministério da Saúde convocou urgentemente profissionais de saúde para atender ao grande número de feridos que estão sendo encaminhados aos hospitais. As autoridades também incentivaram a população a realizar doações de sangue, antecipando uma demanda crescente.

Vídeos das Explosões

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a gravidade das explosões. Em um vídeo registrado por câmeras de segurança, um homem é visto em um supermercado quando uma explosão ocorre, danificando sua sacola de compras. A autenticidade do vídeo foi confirmada pela Reuters.

Hezbollah e Governo Libanês Reagem

O Hezbollah responsabilizou Israel pelas explosões, afirmando que o país “receberá sua punição”. Em comunicado, o grupo classificou o incidente como um ataque criminoso que afetou civis e feriu muitos. Por outro lado, o governo libanês também condenou o ataque, qualificando-o como uma “agressão criminosa israelense”.

Resposta Internacional

Os Estados Unidos negaram qualquer envolvimento nas explosões e afirmaram que não têm informações sobre possíveis ataques do tipo. Enquanto isso, o Hamas manifestou apoio ao Hezbollah e ao povo libanês, responsabilizando Israel pelas explosões.

Irã Denuncia “Terrorismo Israelense”

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, rotulou as explosões como “terrorismo israelense” em uma conversa com seu homólogo libanês. Ele expressou condolências às famílias das vítimas e prometeu assistência médica.

As repercussões do incidente ainda estão se desdobrando, à medida que o Líbano enfrenta uma situação de crescente tensão.

Últimas Notícias

Os golpes digitais evoluem diariamente

Descubra como minimizar riscos e evitar prejuízos para você e sua equipe.

Saber Mais

Relacionados